Total de visualizações de página

domingo, 15 de maio de 2011

Homenagem merecida

No dia 10/05/2011 os alunos e professores que produziram o livro   "A primeira crônica e outras histórias" foram
homenageados pela Diretoria Regional de Ensino de Guaianases.
O livro, dedicado a todos os pais e professores que acreditam na capacidade que têm as novas gerações de nos surpreender positivamente, faz parte do Projeto "A turma do livro" e foi publicado em 2010.

Em 2011 o Projeto continua a todo vapor, com grande número de alunos participantes.
Parabéns a todos os envolvidos!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

"DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA - 06 DE MAIO"



A Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM elegeu o dia seis de maio “DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA”, em memória da data de nascimento de Júlio César de Mello e Souza, o MALBA TAHAN.

M A L B A    T A H A N

Natural do Rio de Janeiro, filho de professores, nascido em 6 de maio de 1895 e falecido em 18 de junho de 1974, aos 79 anos (Recife). No colegial, mostrou-se hábil em suas redações, as quais vendia para comprar chocolates. Manteve, ainda no colegial, o seu próprio jornal, o “Erre”, com tiragem limitada a um único exemplar.
Enquanto Professor Primário lecionou desde os 18 anos em escolas particulares, oficiais e profissionais – destaque para o Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Formou-se Engenheiro (apesar do desejo do pai de que fosse militar) chegando ao Magistério Superior, tendo sido Professor Catedrático e Emérito. Seguiu pela carreira literária, em 1918, desejando publicar seus contos no jornal carioca, com o pseudônimo de “Slady”. Em 1925, cria aquele que virá a ser um dos mais famosos nomes da Literatura Brasileira: el – hadij xerife Ali lezid Izz – Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan (Crente de Allah e de seu santo profeta Maomé) que, apesar do notável conhecimento sobre o Oriente, não viajou para além da Argentina e Portugal. Em 1932, lança a mais conhecida de suas obras, “O Homem que calculava” traduzido para o espanhol, inglês, alemão, italiano e esloveno. Em seus 50 anos de atividade literária publicou 120 livros, dos quais 51 referentes à Matemática. Dentre as obras de ficção destaque para “A Sombra do Arco-Íris”, seu romance preferido. Malba Tahan desenvolveu uma pedagogia modelo em Matemática. Baseado em atividades lúdicas e imaginativas, sobretudo por meio de personagens “árabes”, popularizou e tornou recreativa a Matemática – que era considerada privilégio de poucos. Educador à frente de seu tempo, era contra o ensino exclusivamente teórico e expositivo. Não dava nota zero nem reprovava – “Por que dar zero se há tantos números?”. Pessoa marcante em âmbito internacional, gerações alimentaram-se de sua pesquisa e inovação.


Música para o dia da matemática
MaTEMÁTICA TENHO MUITO QUE APRENDER.
hoje EU SOU CRIANÇA, MAS EU SEI QUE VOU CRESCER.
Aprendendo matemática posso melhorar o meu vivER.

vITOR  Hugo da Silva Nascimento
Guilherme santos silva
6ª série c





domingo, 1 de maio de 2011

Navegar com Segurança

A internet é um ambiente democrático, dinâmico e sem fronteiras, que disponibiliza um verdadeiro universo de informações e possibilidades de comunicação ao alcance de um clique. Mas, assim como o “mundo real”, a internet não está livre de riscos. Recomendamos a leitura da Cartilha Saferdicas, da Safernet.

Naveguem com segurança

  • Lembre-se de que o mundo virtual faz parte do mundo real, logo há perigos que não podem ser negligenciados.
  • Não divulgue dados pessoais.
  • Cuidado ao falar com estranhos, você não sabe quem está do outro lado.
  • Preserve sua privacidade! Converse apenas sobre assuntos públicos. Sua intimidade sexual só diz respeito a você.
  • Se alguém não o(a) deixou à vontade ou fez algo que o(a) incomodou, diga para parar. Fique atento e não tenha medo dizer NÃO, mesmo que seja para uma pessoa conhecida ou do seu convívio cotidiano.
  • Fique atento às políticas de privacidade dos sites.
  • Não aceite convites para encontrar alguém que conheceu na internet. Você não sabe a real identidade dessa pessoa e nem suas intenções. Se de fato quiser conhecê-la, converse primeiro com seus pais ou responsáveis para que o acompanhem.
  • Incentive seus pais e responsáveis a acompanhá-lo no acesso à internet. Você pode, inclusive, ensinar muito sobre a rede para eles.
  • Sempre que ver alguma coisa errada, denuncie por meio do site www.denuncie.org.br