2. Sem música durante o estudo – Muitas pessoas dizem que só sabem estudar com fones no ouvido e música nas alturas. Porém, é importante que o aluno simule o ambiente das avaliações. Como o ambiente de provas é um local silencioso, é importante concentrar-se.
3. Escreva – Escrever aquilo que foi estudado é ajuda a compreender mais o assunto. Como dizem alguns professores: “Você leu. Ficou gravado na memória. Se escreveu sobre isso, reforçou esta gravação.” Quanto mais você praticar esta ação, mais fácil será relembrar deste assunto na hora da prova.
4. Faça resumos – Se você copiar os fatos mais importantes do assunto com suas próprias palavras, será mais fácil de fazer com que o material lido seja lembrado.
5. Sem aparelho eletrônicos – Muitos professores acreditam que tablets, celulares e computadores não devem ser utilizados na hora de estudar. “Os professores ainda são partidários do lápis e caderno no momento do estudo. É importante ressaltar que, no momento da prova, todo e qualquer aparelho eletrônico não poderá ser usado”
6. Faça pausas – Faça intervalos durante o estudo. Isso ajuda a assimilar melhor o que foi visto e ainda dar um descanso para que a rotina de estudos não se torne algo maçante. Dê um breve cochilo, ande um pouco, tome um ar. Isso ajuda a retornar aos estudos mais disposto.
7. Organize os conteúdos – Você deve ter em mente quais são suas maiores dificuldades e redobrar a atenção nessas matérias. Você deve organizar que assuntos estudará no dia. Crie um horário. Coloque os assuntos do dia e o tempo de estudo para cada.
Esperamos que essas dicas ajudem vocês a melhorarem a concentração durante os estudos! E não se esqueçam que, depois de estudar, é bom praticar exercícios. Isso auxilia ainda mais a memorização do conteúdo.